Mais um passo está sendo dado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para o fortalecimento da alfabetização das crianças baianas. Nesta sexta-feira (2), aconteceu no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a formação de agentes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) que atuam nos municípios da Região Metropolitana de Salvador.

Composta por dois representantes da SEC e um representante de cada um dos 417 municípios baianos, a Renalfa é responsável pela implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos nos municípios, com foco na alfabetização infantil. Além da Região Metropolitana de Salvador, a formação ocorrerá em todos os Territórios de Identidade da Bahia.

A diretora do Núcleo Territorial de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26), Celeste Viana, avaliou o encontro com os articuladores municipais como um passo importante pelo compromisso com a Educação. “Estamos retomando o processo de formação continuada para tratar desse enorme desafio. Somos um território potente, com dificuldades reais. E, hoje, estamos aqui, neste momento de escuta, de troca de experiências, com o foco no planejamento voltado para o compromisso nacional pela alfabetização. Nossa proposta não é só a de melhorar os indicadores. Queremos, acima de tudo, fortalecer essa rede”.

Durante o encontro, os articuladores dos 13 municípios que integram o NTE 26 receberam os materiais didáticos complementares do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, e do Programa Criança Alfabetizada da Bahia. Mais de 15 mil alunos e cerca de mil professores serão beneficiados com o kit contendo dois livros como apoio ao processo de alfabetização. O material foi personalizado, incluindo identidade visual e textos adequados à linguagem e ao contexto dos alunos baianos, visando aprimorar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. Sua distribuição está sendo realizada pelos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

O programa do Governo Federal busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e que seja efetiva a recomposição da aprendizagem em leitura e escrita das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. As articuladoras da Educação das cidades de Pojuca e São Sebastião do Passé, respectivamente, Érica Couto e Érica Portela, avaliam como um marco a retomada dos programas voltados à alfabetização. “Temos, em Pojuca, 11 unidades escolares e cerca de mil alunos no ciclo da alfabetização. A troca de experiência e conhecimento com outros colegas só vem agregar de forma positiva o nosso processo de formação. É bom conhecer práticas exitosas que possam ser inseridas na nossa gestão de aprendizagem”, afirma Érica Couto.

Érica Portela, por sua vez, avalia como positiva a parceria com a SEC para o fortalecimento da rede municipal à frente dessa retomada, promovendo não só esses encontros de formação, como trabalhando na articulação e no regime de colaboração entre os governos municipais, estadual e federal.

Foto: Amanda Chung – Ascom/Sudesb

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