O Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina (Facine) tem o apoio da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), para a realização do festival na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis. O Facine vai oferecer 3 oficinas de cinema gratuitas. Uma delas, a Oficina de Cinema Socioambiental, facilitada pelo diretor de cinema André D´Elia, está com inscrições abertas até 31 de outubro, através do formulário. ACESSE!

A Oficina de Cinema Socioambiental vai acontecer nos dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, equipamento da Fundação Pedro Calmon, em Lençóis, das 9h às 12h e das 14h às 17h, totalizando 12 horas. São 15 vagas disponíveis para profissionais do audiovisual da Chapada Diamantina, com ajuda de custo de R$ 200 para os profissionais selecionados que não residam em Lençóis.

A oficina consiste em apresentar aspectos da direção de cinema e do desenvolvimento de projetos culturais, com o objetivo de dar ferramentas aos realizadores para que eles possam definir o objetivo de seus próprios filmes, fazer pesquisa e estruturar o roteiro. “Toda comunicação tem um objetivo” é um dos conceitos do gênero de cinema documental conhecido como Cinema Pedrada. Aspectos legais e conceitos de produção de baixo orçamento também serão abordados nesta oficina. Por fim, teremos uma breve apresentação sobre linguagem e especificidades do cinema socioambiental. 

André D’Elia é diretor de cinema. Dirigiu os filmes Belo Monte: Anúncio de uma Guerra (2012), A Lei da Água: Novo Código Florestal (2015), Demarcação Já! (2017), Ser Tão Velho Cerrado (2018), O Amigo do Rei (2019), Cinzas da Floresta (2023) e o curta Não Vale (2024). Com sua produtora independente, a Cinedelia, focada em causas socioambientais, André construiu uma carreira reconhecida pela realização de filmes socioambientais e ativistas.

O Facine convida as diretoras e diretores da Chapada Diamantina a participarem desta oficina!

O Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina – 2ª edição tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com realização da Araçá Cultura e Meio Ambiente @araca_cultura_meioambiente e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Divulgação

Ações:

Veja também

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *