O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, em Pituaçu, realiza até esta quinta-feira (22) a XI Semana de Arte e Cultura, com o tema “Do chão, brota a cultura do nosso povo”. O principal objetivo da iniciativa é ampliar o repertório cultural das crianças, valorizando o conhecimento sobre a história da terra em que vivem, através de experimentações e vivências.

A proposta pedagógica da atividade traz um resgate das raízes indígenas. “A formação cultural de um povo e de uma terra abriga aspectos materiais e imateriais que podem ser percebidos. Queremos dialogar com a comunidade, no intuito de trazer os saberes da população para dentro da escola e em todas as ações que realizamos aqui”, declarou a coordenadora pedagógica do Cmei Castro Alves, Cristiane Valente.

Mãe do aluno Alisson, de 4 anos, Tamires Souza declarou que o projeto é importante para que as crianças aprendam sobre a cidade e sobre como cuidar da natureza. “Por exemplo, fazer trabalho com garrafa pet é maravilhoso, porque ensina sobre a preservação do meio ambiente”, pontuou.

Responsável pela apresentação artística realizada para as crianças, Ana Cacilda vê a atividade como um prazer para as crianças e muito importante para ressignificar sobre os valores da nossa terra. “Se trazemos isso para os pequenos agora, as próximas gerações já vão crescer com essa conscientização de que é preciso cuidar da natureza e valorizar os povos originários”, avaliou.

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Ações:

Veja também

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *