Foto: Divulgação/Febac
A largada do Baiano de Canoagem/2025 acontece neste domingo, 25 de maio, nas águas do rio Acaraí, em Camamu, que recebe a primeira etapa da competição. Com a participação de 130 atletas da base ao alto rendimento, a prova reunirá participantes de 8 a 45 anos de vários lugares da Bahia, em especial dos municípios de Itacaré, Ubatã, Ubaitaba, São Félix, Itajuípe, Maraú e também da cidade sede do evento.
Organizado pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), a competição tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Cerca de 80% do público participante é oriundo do projeto social Remando em Águas Baianas, integralmente apoiado pelo Governo do Estado por meio da Sudesb e em execução desde 2017 – iniciou com núcleos em Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, mas hoje já chega em mais quatro municípios, sendo Ibotirama e Santo Estêvão os próximos a também terem seus núcleos do projeto (neste momento, encontra-se em fase de finalização a construção, pela Sudesb, de dois núcleos de canoagem nessas localidades).
Destaques
Entre nomes de destaque na prova desse domingo, Dalvan Luz, Cauan Santos Ivo, Matheus Cruz, ex-atletas de Seleção Brasileira de Canoagem pela categoria sênior masculino; Thayne Soares, Yure Barbosa, Cristian Santos, campeões sul-americanos na categoria K1 Júnior; e Adalberto Assunção, campeão brasileiro na categoria C1 Júnior.