A fase de grupos da etapa nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 de 2024 chegou ao fim no sábado (6). Com isso, os 16 times classificados às oitavas de final já estão definidos e se preparando para entrar em campo na segunda-feira (8), após um dia de folga. Dentre eles, as principais forças do cenário nacional, em sua maioria, confirmaram o favoritismo junto à Seleção Brasileira e algumas surpresas do estado.

A bola rola a partir das 9h em cinco estádios espalhados em quatro cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano. A Copa 2 de Julho é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol e da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).

Classificados

A Seleção Brasileira, que já estava classificada, viu seu principal adversário no grupo A, o atual campeão Atlético-MG, se juntar e passar de fase. Eles enfrentam na próxima fase os dois melhores times em pontuação do grupo B: o líder Athletico Paranaense e o vice-líder Vasco, ambos com 10 pontos. A equipe baiana do interior Ruy Barbosa não conseguiu beliscar uma vaga na última rodada da fase de grupos.

Além destes grandes times do cenário nacional, o Palmeiras, no grupo H, e o Fortaleza, no grupo C também se classificaram, ambos como primeiro do grupo. Botafogo-RJ; Comercial, do Maranhão; Goiás; Treze, da Paraíba; e a Seleção Sergipana são os demais times de fora do estado entre os 16 classificados às oitavas.

Fortaleza e Goiás ganharam por 2×0 na última rodada disputada no Estádio Municipal de Lauro de Freitas e enfrentam os times advindos do grupo D, que foi liderado pela Seleção Sergipana, que enfrenta o Goiás. No grupo G, o Comercial e o Treze ultrapassaram o time da casa, a Seleção de Cachoeira, com os resultados da rodada disputada no Estádio Municipal de Cachoeira na tarde deste sábado, 06.

Baianos

Dentre os 16 times, cinco serão baianos. O Estrela de Março, que já estava classificado, e o Galícia fizeram a dobradinha baiana no grupo F. A equipe granadina sub-15 não jogou, mas agradeceu a derrota do ABC, do Rio Grande do Norte, por 1×0 para o Aurelino Leal, que já não tinha chances de classificação. O Estrela ficou no empate contra o Castro Alves por 1×1. As partidas aconteceram nesta tarde no Estádio de Pituaçu.

O Vitória também terminou na primeira posição do seu grupo mesmo sem atuar neste sábado, 06. O time somou 10 pontos, um a mais que o vice-líder Botafogo-RJ, que ganhou na disputa direta pela vaga contra o Conquista, que veio da fase regional da competição.

No entanto, duas equipes, que vieram destas primeiras disputas em 16 zonais, que contemplaram 256 times de todos os Territórios de Identidade do estado, não bateram na trave. O Itabuna ficou em segundo lugar no grupo D, empatado em pontos com o líder – Seleção Sergipana – e em tudo com o Jacuipense, exceto pelo número de cartões, que colocou a equipe de Riachão de Jacuípe para trás após os jogos no campo do Wet’n Wild.

Bahia fora

A outra equipe classificada foi o Santa Rita de Cássia. Mesmo jogando em casa, no Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila, o tricolor baiano apenas empatou com o time do oeste do estado, precisando vencer para passar de fase, e foi a única equipe sub-15 de times que estão na elite nacional a não se classificar.

Esse é o segundo ano consecutivo do Santa Rita nas oitavas da Copa 2. Ano passado, o time chamou a atenção com grandes talentos, inclusive com um jogador que foi para o Atlético-MG e está disputando a edição deste ano pela Seleção Brasileira, Gabriel Veneno.

O Palmeiras foi o líder com 100% de aproveitamento e 12 pontos, seguido pelo Santa Rita com 7 e Bahia com 5. Confira os resultados da quinta rodada e os jogos das oitavas abaixo, com a tabela completa disponível no blog https://copa2dejulhodefutebol.blogspot.com/:

Resultados da quinta rodada (06/07):

Grupo A – Estádio de Pituaçu:
Gavião Kyikatejê 2 x 0 Eunápolis
Atlético-MG 6 x 0 Santanópolis


Grupo B – CT de Mata de São João:
Vasco-RJ 7 x 0 Guanambi
Atlhetico-PR 13 x 0 Ruy Barbosa


Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
Goiás 2 x 0 Barra
Fortaleza-CE 2 x 0 Canarana


Grupo D – Wet’n Wild:
Seleção Sergipana 1 x 1 Itabuna
Brausa-EUA 1 x 0 Paulo Afonso


Grupo E – CT do Vitória:
Botafogo-RJ 3 x 0 Conquista
Bolívia 2022-BOL 4 x 1 Sento Sé


Grupo F – Estádio de Pituaçu:
ABC-RN 0 x 1 Aurelino Leal
Estrela de Março 1 x 1 Castro Alves


Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira:
Treze-PB 3 x 0 Brumado
Comercial-MA 0 x 0 Riachão do Jacuípe


Grupo H – CT do Bahia:
Redenção 0 x 1 Capim Grosso
Bahia 1 x 1 Santa Rita de Cássia


Jogos das Oitavas (08/07):
10h30 – Seleção Brasileira x Vasco-RJ, no Estádio de Pituaçu, Salvador;
15h – Athletico-PR x Atlético-MG, no CT de Praia do Forte, em Mata de São João;
15h – Fortaleza-CE x Itabuna, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas;
14h – Seleção Sergipana x Goiás, no Estádio de Pituaçu, em Salvador;
15h – Vitória x Galícia, no CT do Vitória, em Salvador;
9h – Estrela de Março x Botafogo-RJ, no Estádio de Pituaçu, em Salvador;
10h30 – Comercial-MA x Santa Rita de Cássia, no Estádio Municipal de Cachoeira;
15h30 – Palmeiras-SP x Treze-PB, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.

Foto: João Ubaldo – Ascom/Sudesb

Ações:

Veja também

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *