A Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô 2024 acontece entre os dias 7 e 11 de agosto em todo o Centro Histórico de Salvador, tendo como grande homenageado o cantor e compositor Raul Seixas. Durante o evento, os museus geridos pela Prefeitura e que se encontram na região estarão com visitas gratuitas, como é o caso da Casa do Carnaval, na Praça da Sé, e do Cidade da Música, no Comércio.

“As feiras e festivais literários têm uma importância no mercado e na economia criativa, e têm um impacto no mercado local. Chegar a essa oitava edição, atravessar uma pandemia e estar aqui hoje homenageando mais uma personalidade artística e cultural soteropolitana, fazendo o cruzamento entre a literatura e outras tantas linguagens, como a música, o teatro e as artes plásticas, é uma grande conquista”, destacou a diretora de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Maylla Pita, presente no lançamento oficial da oitava edição do evento, na quarta-feira (31), no teatro do Sesc-Senac Pelourinho, no Largo do Pelourinho.

Durante os cinco dias, a organização prevê que cerca de 200 mil pessoas participem das atividades gratuitas espalhadas pelos 153 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Na programação, há mesas de conversas, bate-papos, apresentações artísticas e espetáculos teatrais destinados aos públicos infantil e adulto.

A edição terá a participação de 146 escritores nacionais, cinco internacionais e 352 artistas das mais variadas linguagens. Entre as atrações internacionais estão a escritora Shelly Bhoil, da Índia, e o poeta Tenzin Tsundue, do Tibete. Já os destaques nacionais são Itamar Vieira Júnior e Paloma Jorge Amado, filha do escritor Jorge Amado.

O evento irá gerar mais de mil postos diretos de trabalho, além de aquecer a economia local, já que, mais uma vez, haverá a Rota Gastronômica, com a participação de 46 restaurantes localizados no Centro Histórico.

Atrações – A abertura da festa literária acontece no dia 7 com o show “Carlos Eládio Toca Raul!”, com o cantor e compositor Carlos Eládio, companheiro de Raul Seixas no grupo Os Panteras. O show terá participação especial de Vivi Seixas, filha de Raul Seixas, e do VJ Gabiru.

O titular da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, afirma que a festa literária se consolida em cada edição como um dos maiores eventos da cidade. Ele também destacou a homenagem que esta edição fará a Raul, um dos pioneiros do rock brasileiro, que nasceu na capital baiana em 1945.

“Desde o primeiro momento estamos apoiando o Flipelô. Foi um projeto que vimos surgir, no qual apostamos desde o início, acreditando que seria um sucesso, e estamos permanentemente colados. A cada ano, o evento cresce mais e ganha representatividade. É um dos maiores eventos de Salvador e, para mim, o maior do Centro Histórico hoje. Este ano, a homenagem a Raul é sensacional, indo ao encontro da transgressão e fazendo jus a um dos maiores gênios da nossa música e literatura. Raul era um grande letrista, além de ser um grande músico, provocador, instigante e contemporâneo”, disse Guerreiro.

Foto: Cris Felix/Flipelô/Divulgação

Ações:

Veja também

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *