O último fim de semana antes do encerramento da primeira vigência de 2026 será de mobilização nas unidades de saúde de Salvador. Neste sábado (27), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Dia D das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, com atendimento em mais de 70 unidades, além da intensificação da vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses.
A ação tem como objetivo facilitar o acompanhamento obrigatório dos beneficiários e evitar o bloqueio do benefício. Em Salvador, 469.010 pessoas devem realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde no primeiro semestre de 2026. Até o momento, 191.149 beneficiários já passaram pelas unidades de saúde, o que representa uma cobertura de 40,76%.
Devem realizar o acompanhamento crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes. Durante o atendimento, as equipes farão atualização da caderneta de vacinação, avaliação nutricional, pesagem, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e, no caso das gestantes, o acompanhamento pré-natal. Para ser atendido, é necessário apresentar Cartão do Programa Bolsa Família, RG, CPF, Caderneta da Criança e Cartão da Gestante, quando aplicável.
Imunização – Além do acompanhamento das condicionalidades, as unidades participantes também irão intensificar a vacinação contra a gripe. A vacina contra a Influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade e é uma importante medida de proteção, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios. A SMS também disponibiliza o imunizante na Sala e Centro de Vacinação fixos Salvador Shopping que atuam em horário estendido até ás 19h, de domingo a domingo, incluindo feriados.
A relação das unidades participantes e os respectivos horários de funcionamento estarão disponíveis no perfil oficial da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador no Instagram (@smssalvador).
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS



